Especialidades médicas

Radiologia Intervencionista

Radiologia Intervencionista é uma subespecialidade médica que utiliza a radiologia não só para o diagnóstico, mas também para o tratamento de várias doenças, por meio da associação de princípios clínicos e cirúrgicos. Recursos de imagem como radiografiaangiografiatomografia computadorizada e ultrassonografia, historicamente utilizados apenas com finalidade diagnóstica, são combinados a instrumentos cirúrgicos para acessar e tratar praticamente qualquer órgão do corpo.

O grande diferencial da Radiologia Intervencionista é, assim, permitir a realização de procedimentos intervencionistas comprovadamente seguroseficazes e pouco dolorosos, que resultam em uma redução no tempo de recuperação do paciente, diminuindo a taxa de complicações e, consequentemente, o tempo de internação hospitalar.

Durante o procedimento, as fotos obtidas por equipamentos de imagem permitem, por exemplo, que o radiologista intervencionista conduza instrumentos como cateteres por dentro de canais naturais do corpo, como vasos sanguíneos, para acessar órgãos profundos como fígado, rins e ossos, sem que sejam necessárias grandes incisões na pele e em outros tecidos.